Fobia é o medo ou ansiedade intensa sobre um objeto ou situação específica. É uma resposta imediata e pode até provocar um ataque de pânico. As vezes só pensar no objeto, animal ou situação já é suficiente para desencadear o medo ou a ansiedade.

É comum que a pessoa desenvolva comportamento evitativo e uma reação de sofrimento desproporcional. Fobias causam prejuízo emocional, profissional, afetivo.

Como a fobia se manifesta:

  • Ansiedade antecipatória;
  • Medo com seus sintomas;
  • Comportamento de fuga para tentar acabar com o mal-estar;
  • Taquicardia, sudorese, respiração curta, dor de barriga, tremor, calafrio, dor muscular, perda do controle.

Algumas pessoas adquirem fobia depois de uma experiência traumática ou aprendem a ter medo pela família, mas a maioria não sabe a origem.

A pessoa perante o objeto ou situação fóbica, recebe os estímulos sensoriais normais e, na hora de interpretar o que aconteceu, há um erro que supervaloriza o perigo daquela situação ou objeto e cria um perigo que não existe. Interpretação errônea através de pensamentos disfuncionais geram medo e ansiedade intensos que fazem com que a pessoa veja como algo perigoso.

Desenvolve também um estado de alerta em relação ao objeto, hipervigilância, procurando em todos os lugares, fazendo com que ela veja o objeto até aonde ele não existe.

Ela passa então a evitar e essa hesitação faz com que o processo de fobia se mantenha, pois, o perigo que ele apresenta nunca é invalidado. Deve ser avaliado racionalmente.

Alguns tipos de fobias mais comuns são: Acrofobia (altura), alurofobia (gatos), brotofobia (plantas), hematofobia (sangue) e nictofobia (escuro).

Ficou interessado no assunto? Sexta-feira, 13 de abril, as 20:30 o Fórum Jovens Plus abordará o tema “Pavor, medo, fobias… vencê-los ou conviver com eles?” com participação da psicóloga Maria Clara Gemal, pós-graduada pela Cesanta /RJ, especialista em psicologia infantil pelo Instituto de Gestalt Terapia, psicanalista membro da Escola Superior de Psicanálise Clínica RJ e diretora do Projeto Gama da CBRio.