Culto Doméstico

Tomando decisões difíceis na família

Texto bíblico:
Gênesis 21.8-20

Texto de reflexão:
Toda família passa por crises. Algumas delas não há como esconder. O texto de hoje fala sobre um dos momentos mais difíceis vividos por Abraão, Sara, Isaque, Hagar e seu filho Ismael. Tudo começou alguns anos antes, quando Abraão e Sara não souberam esperar o cumprimento da promessa de Deus de que teriam um filho. Hagar foi envolvida e gerou um filho de Abraão.

Quando os meninos cresceram, os problemas aumentaram naquela casa. Sara e Hagar se desentendiam constantemente e Abraão ficou em uma situação bastante constrangedora. As sequelas no relacionamento daquela família ficaram fortes. A decisão que Abraão tomou foi
muito difícil, principalmente porque envolvia uma criança. A solução encontrada foi despedir a mãe e o filho. Pela misericórdia do Senhor, Hagar e Ismael não ficaram desamparados.

Há problemas na vida que são inevitáveis, mas há outros que podemos evitar. Ao longo da vida acertamos e erramos, mas insistir no erro é tolice. Se algo no seu relacionamento familiar precisa ser consertado, tome logo a melhor decisão.

Conversando em família:
1 – A decisão que Abraão tomou, apesar do sofrimento que todos experimentaram, foi a melhor. Ele precisou romper um laço feito com uma outra mulher, que não era a sua esposa. Às vezes, vamos precisar tomar decisões que vão impactar a vida de outras pessoas. Agindo com cuidado, tudo ficará bem.

2 – Não permita que os problemas familiares fiquem sem uma solução clara. Dependendo do que está acontecendo, é preciso conversar para resolver. Não adie o inadiável. Esperar pode agravar a situação.

Momento de oração:
– Peçam a Deus que perdoe as falhas, os erros e os pecados cometidos que geraram sequelas na família.

– Comprometam-se, em oração, a não permitir que os problemas já resolvidos ou as decisões difíceis já tomadas voltem a incomodar a família.

– Orando por Israel – Pela proteção para os cristãos jovens que estão no exército pois há muita pressão sobre eles.