Tema do culto:
Promessas de Deus para a família

Texto bíblico:
Gênesis 13.14-18

Texto de reflexão:
O texto do culto de hoje fala sobre uma das muitas promessas que Abraão recebeu do Senhor.
Há na Bíblia algumas promessas que são condicionais, outras não. Por exemplo: a promessa que
Deus deu aos filhos sobre vida longa na terra, está condicionada a honrar pai e mãe (Êxodo
20.12, Efésios 6.2,3). Antes mesmo de morrer, ressuscitar e ser elevado aos céus, Jesus reuniu os
Seus discípulos e lhes prometeu a presença constante do Espírito Santo (João 14.26,27). Quando
se despediu, a mesma promessa foi ratificada (Atos 1.8). Esse segundo tipo é a chamada
promessa incondicional. Não importa se devemos fazer algo ou não para recebermos a promessa
de Deus: o que importa é que Ele sempre cumpre o que promete.
Sem exigir nada em troca, Deus prometeu a Abraão uma terra e uma descendência numerosa.
Ele prometeu e cumpriu. Precisamos aprender a caminhar com Deus, pela fé, crendo que Ele não
mente, não se engana e sempre é fiel para cumprir o que prometeu (Números 23.19, Hebreus
10.23).

No tempo certo, no lugar certo e da maneira certa, as promessas de Deus sempre se cumprem
na vida daquele que crê.

Conversando em família:
1 – Se você ou a sua família recebeu de Deus alguma promessa, condicional ou incondicional,
confie e descanse n’Ele. Faça a sua parte, que Ele fará a d’Ele. O que o Senhor prometeu, Ele
cumprirá.

2 – Às vezes, os pais fazem certas promessas aos seus filhos e se esquecem de cumprir. O oposto
também acontece. Sem levantamento de culpados, façam agora uma análise sincera das
promessas que precisam ser refeitas e cumpridas.

Momento de oração:
– Agradeçam a Deus pelo Seu cuidado e fidelidade.
– Peçam perdão a Deus, pois, às vezes, somos infiéis e não cumprimos o que prometemos a Ele.
– Orando por Israel – Pela paz tanto em Israel como em todas as comunidades judaicas do
mundo. Há ameaças de guerra, ataques constantes e perseguição em muitos lugares.